quinta-feira, 29 de novembro de 2012

LIVRO DO MÊS DE DEZEMBRO


Jacob Jankowski vive em uma casa de repouso, cercado por enfermeiras e fantasmas do passado. Por 70 anos, Jacob guardou um segredo e nunca contou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até esse momento.
Com 23 anos, Jacob era um dedicado estudante de veterinária. Mas sua sorte mudou quando seus pais morreram em um trágico acidente de carro. Órfão e sem dinheiro, ele deixou a faculdade e entrou em um trem em movimento, o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Ele então foi admitido para cuidar dos animais do circo. Jacob sofreu muito nas mãos do empresário tirano dono do circo, Tio Al.
Sob a lona dos Irmãos Benzini, Jacob se apaixonou primeiramente por Marlena, a bela estrela do número de cavalos e esposa de August, chefe do setor de animais. Logo depois descobriu o amor por Rosie, uma elefanta que deveria ser a salvação do circo, mas não passava de uma atrapalhada.
O livro é tão envolvente que depois de terminar de ler, os personagens ainda ficam vivos na memória.


Gincana do Hífen

As pibidianas Thais Steffen e Cândida M. S. Leite fizeram, na quinta-feira da semana passada, uma gincana com a turma 1ºE. O momento pretendia fazer com que os alunos revisitassem as principais regras do uso do hífen e compreendessem um pouco mais sobre algumas mudanças na ortografia. 









quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Jornada de Estudos sobre os Romances Gráficos


     Nos dias 19 e 20 de novembro ocorreu a primeira edição, em Porto Alegre, da Jornada de Estudos sobre os Romances Gráficos. Sua sede foi a faculdade de Letras da PUCRS, tendo parceria com a UFRGS. A coordenadora do PIBID-Letras Maria Helena Albé e a bolsista Fernanda, da Escola Polisinos, participaram do evento.
     A jornada de estudos teve como temática o gênero histórias em quadrinhos e foi analisado sob diferentes pontos de vista: professores, acadêmicos, jornalistas, estudiosos da área e quadrinistas.
     O evento contou com a presença de quadrinistas renomados no estado e no pais: Rodrigo dMart, Fábio Zimbres, Edgar Vasques e Santiago. 
     Foi enfatizada a importância de trabalhar esse gênero em sala de aula, pela sua dinamicidade e por cativar o interesse dos discentes. Além disso, ao ler um quadrinho, os alunos precisam analisar tanto a imagem quanto o texto e estabelecer relações entre eles.
     Em breve, o PIBID da Escola Polisinos estará iniciando novos projetos que valorizem esse gênero. Aguardem!

     

Imagem & Ação

Na manhã de hoje, as turmas de 1º ano A e 1º ano C tiveram uma oficina com as bolsistas do PIBID, na qual puderam conhecer e se divertir com o jogo "Imagem & Ação".








terça-feira, 13 de novembro de 2012

Charges vencedoras do I Concurso de Charges da Escola Polisinos

Na última quinta-feira, foram escolhidas as charges vencedoras do I Concurso de Charges da Escola Polisinos. A disputa foi muito acirrada. Tivemos uma charge vencedora e duas charges empatadas em 2º lugar. Confira as charges vencedoras:




1º lugar: Aluna Amanda (1º ano A)














2º lugar: Aluna Gabriele (1º ano F)













2º lugar: Aluno Jéferson (1º ano F)













O PIBID-POLISINOS agradece a todos os alunos participantes!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Trocando a sala de aula pelo verde da natureza!



Na quinta-feira, dia 08 de novembro, as bolsistas Ana Luiza e Juliana, programaram uma aula diferente para a turma 7°C. 
Os alunos exploraram com muita criatividade o texto "O Chapéu", de  Charles Kiefer. Para amenizar o calor de 33° Graus, trocamos a sala de aula pela área verde que a Escola POLISINOS oferece. 

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Avaliação das Charges!

Das vinte charges avaliadas, saíram as duas vencedoras durante a manhã e a tarde de hoje, iniciou-se o processo de seleção e de avaliação das charges inscritas no Concurso de Charges. As avaliadoras - quatro professoras, além das pibidianas - passaram pela "mesa de concorrentes" e deram, segundo os critérios estabelecidos, os seus pareceres para escolher as melhores.
Como estava previsto no regulamente do concurso, ambas integrarão a próxima edição do Jornal POLINEWS.
Essa disputa foi acirrada, pois as charges atenderam muito bem às expectativas do Concurso. Agora, resta esperar a divulgação do resultado, que ocorrerá na semana seguinte!

 

Dica do livro de Novembro


Gabriela, Cravo e Canela
Jorge Amado
        Querem conhecer o romance que inspirou Walcyr Carrasco a produzir a telenovela “Gabriela”, exibida pela Rede Globo? Pois aí está a obra!
        O livro foi escrito em 1958, no Rio de Janeiro, e foi adaptado para a televisão pela 3ª vez em 2012, em homenagem ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado (1912-2001).
        Gabriela, uma moça simples do sertão baiano, foi para Ilhéus a fim de fugir da seca nordestina. Moça sofrida e trabalhadora, porém muito alegre, seduzia os homens com seu jeito simples e ingênuo. Nacib, dono de um bar, está à procura de uma cozinheira, e esta é a oportunidade de emprego para a moça.
A sensualidade de Gabriela encanta Nacib e ele percebe que está com ciúmes dela (perfume de cravo, cor de canela): é amor! Ele acaba propondo casamento à moça e ela aceita, porém muitos fatores acabam prejudicando o enlace. Quer saber quais são eles? Então leia “Gabriela, Cravo e Canela”.