sábado, 30 de novembro de 2013

Você Sabia? - Proclamação da República


Entenda como foi a Proclamação da República



Em 15 de novembro de 1889 o Brasil tornou-se uma República, depois de quase 70 anos de Monarquia.

A abolição da escravatura e questão militar do período contribuíram para o avanço da propaganda republicana. A inclinação do imperador D. Pedro II em direção ao fim da mão-de-obra escrava jogou os setores conservadores da sociedade, contrários à abolição, nos braços dos republicanos- adversários da monarquia.
Após a abolição dos escravos, os primeiros a engrossar as fileiras do novo grupo foram os cafeicultores. Responsabilizavam o governo imperial pela perda dos escravos, sem indenização. Já os militares estavam descontentes desde a Guerra do Paraguai.
Enquanto o clima de insatisfação aumentava, os republicanos ganhavam adeptos. No dia 15 de novembro o grupo liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca, que se encontrava doente e abatido, anunciou o golpe e a tomada do poder. Formou-se então um governo provisório, cuja chefia foi entregue ao marechal, primeiro presidente do Brasil.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/2013/11/1372043-entenda-como-foi-a-proclamacao-da-republica.shtml

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Notícias sobre a Poliantologia 2013


O mês de outubro foi de muito trabalho para as bolsistas e para a supervisora do Grupo PIBID/POLISINOS. Todas estiveram envolvidas na revisão e na seleção dos textos que farão parte da nova antologia da Escola POLISINOS.

O livro já está no "forno"! Nas próximas semanas será feita o seu lançamento na UNISINOS.
Todo o trabalho, com certeza, valeu muito a pena!!!
Aguardem para conferir...