quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Jornada de Estudos sobre os Romances Gráficos


     Nos dias 19 e 20 de novembro ocorreu a primeira edição, em Porto Alegre, da Jornada de Estudos sobre os Romances Gráficos. Sua sede foi a faculdade de Letras da PUCRS, tendo parceria com a UFRGS. A coordenadora do PIBID-Letras Maria Helena Albé e a bolsista Fernanda, da Escola Polisinos, participaram do evento.
     A jornada de estudos teve como temática o gênero histórias em quadrinhos e foi analisado sob diferentes pontos de vista: professores, acadêmicos, jornalistas, estudiosos da área e quadrinistas.
     O evento contou com a presença de quadrinistas renomados no estado e no pais: Rodrigo dMart, Fábio Zimbres, Edgar Vasques e Santiago. 
     Foi enfatizada a importância de trabalhar esse gênero em sala de aula, pela sua dinamicidade e por cativar o interesse dos discentes. Além disso, ao ler um quadrinho, os alunos precisam analisar tanto a imagem quanto o texto e estabelecer relações entre eles.
     Em breve, o PIBID da Escola Polisinos estará iniciando novos projetos que valorizem esse gênero. Aguardem!

     

Um comentário:

  1. Boa tarde,
    Apresento-me sou Pedro Ferreira, sou professor em Portugal, estou a concluir a minha dissertação de mestrado sobre esse tema. As potencialidades do romance gráfico em sala de aula. No desenvolvimento do desenho e na procura da identidade do adolescente. Estava interessado se conseguir e se poder ceder todo ou algum do material que resultou desta Jornada. Agradecia muito mesmo. Quem sabe também podermos começar uma nova forma de contacto e levar este tipo de iniciativa aqui em portugal também. Espero sinceramente uma resposta. O meu mail pedrodsf1@gmail.com. Atenciosamente Pedro Ferreira.

    ResponderExcluir