terça-feira, 22 de novembro de 2011

Gingana Literária



3ª Etapa
22/11/2011

1. A liberdade de imprensa, ainda mais nos dias de hoje e fundamental, tanto para que uma sociedade se comunique quanto para que evolua. Por isso a importância dos meios de comunicação, como os que noticiem eventos diversos.
Há para os líderes de cada equipe uma explicação de como produzir uma notícia.  A partir da explicação, cada equipe deverá produzir a sua sobre o evento de lançamento do livro Poliantologia 2011. A notícia deve conter no mínimo uma foto, data, turno do evento e detalhes deste.
Serão pontuados os textos que se enquadrarem no gênero notícia, que apresentarem criatividade e adequação ortográfica.

2.Queremos todos uma sociedade solidária e comprometida, por isso, cada equipe deverá arrecadar o máximo de livros possíveis para a doação.
Pontuação: 2 pontos para cada livro doado. Trazer para o Encontro dinâmico.

3.Próxima terça-feira
                
Encontro Dinâmico 
A equipe deverá comparecer no contra-turno de seu horário de aula, no horário do intervalo! Cada equipe ganhará pontos extras conforme o número de componentes presentes. (As turmas que possuem componentes que trabalham ou tenham curso, não serão prejudicadas).
Haverá neste dia várias atividades que ocorrerão entre as equipes presentes simultaneamente, valendo pontuação para cada vencedor de cada prova.

NOTÍCIA
A notícia é o gênero jornalístico por excelência. É, diríamos, o gênero jornalístico mais rigorosamente objetivo no seu propósito teórico e sob o ponto de vista da aparência formal da linguagem utilizada pelo jornalista repórter .Que linguagem utilizar na notícia? Que tal o conselho de Ernest Hemingway: “empregue frases curtas. Que o seu primeiro parágrafo seja breve. Use uma linguagem vigorosa sem esquecer a suavidade. Seja positivo, não negativo”. A isto, procurem escolher as palavras adequadas para os conceitos adequados; e não empreguem palavras pouco conhecidas, que possam confundir o leitor.
A notícia, como informação jornalística “pura e dura”, tem de ressaltar o essencial.
Assim, a arte está em conseguir responder às seis questões fundamentais:


  • QUEM? É o sujeito da informação:
    • uma pessoa que fez isto ou disse aquilo;
    • um acontecimento (uma reunião científica, os Jogos Olímpicos);
    • um facto (um assalto, uma manifestação)
  • QUÊ? É a acção, o verbo da frase:
    • os transportes estão em greve
    • a reunião realizou-se
    • o governo decidiu
    • a equipa ganhou
  • ONDE? O lugar, o sítio, a sala, a escola onde:
    • se deu o caso;
    • foi proferida a conferência
    • aconteceu o desastre.
·         QUANDO? O dia, o mês, o ano, de madrugada, de manhã, à tarde, à noite,        há uma semana, anteontem, etc.

·         COMO? De que maneira, por que processos, como se deu?

·         PORQUÊ? Causas, objetivos, motivos que ditaram ou contribuíram para o fato relatado.
As respostas a estas perguntas acima enunciadas devem estar presentes nos parágrafos mágicos chamados LEAD. Estes estão para as notícias como a chave de ignição para o carro: ou pega e arranca, ou nunca mais se vai em frente. Importa, por isso, que eles contenham o núcleo da informação, para depois desenvolvê-la com fluência no corpo da mesma.
Há, no meio jornalístico, uma técnica preponderante de construção de notícias, chamada “pirâmide invertida”. Esta imagem serve para refletir a distribuição dos fatos ao longo da notícia, que começa impreterivelmente pelo mais importante e encerra no menos importante.
Mas seja como for, é importante que a notícia se construa sobre parágrafos independentes e tão breves quanto for possível, para que se não perca nada de essencial, numa linguagem que ser quer simples e clara, concreta, concisa (a chamada regra dos três C’s).
Ah! Nunca, mas nunca se esqueçam de fazer o designado “enquadramento da notícia”, ou seja, se falam, por exemplo, da descoberta de uma nova técnica de investigação, não se esqueçam de referir o que era feito anteriormente, que tentativas se realizaram para chegar ao novo método, etc.
  

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