quinta-feira, 13 de junho de 2013

Resenha critíca da música ''Quadradinho de oito'


Escola Estadual de Ensino Médio Polisinos

Nomes: Ana Paula Garcia, Jardel Aguirre Dias, Larissa Machado e Rafaela Inácio.
Turma: 3°B
Data: 23/05/2013

“Quadradinho de Oito” – Bonde das Maravilhas
“O bonde das maravilhas é a nova sensação,
E pra começar chama Karol do popozão
Cola a bunda no chão vai, cola a bunda no chão vai
Cola a bunda no chão vai
A pedido dos novinhos ela vem representando
Vem Thaysa maravilha bum bum bum girando
Bum bum bum girando bum bum bum girando
A Katy no aquecimento ela vai te hipnotizando
Vem a Katy maravilha deslizando, deslizando, deslizando
As irmãs metralhas vem lançando um jeito novo
Fica de pernas pro alto faz quadradinho de oito
Faz quadradinho de oito faz quadradinho
Faz quadradinho faz quadradinho de oito
Faz quadradinho de oito...”
http://www.youtube.com/watch?v=FuF22QOL6cY

                Nos últimos tempos, a música “Quadradinho de Oito” do grupo de funk Bonde das Maravilhas, vem fazendo  um enorme sucesso no Brasil. Depois do vídeo da música explodir na internet, ela chegou também na televisão, chegando cada vez mais facilmente dentro das nossas casas.
                A música faz apologia a uma dança um tanto quanto sexual, induzindo as pessoas que ouvem a fazer os tais movimentos do vídeo. Nada vai além de fazer movimentos vulgares repetidamente, com uma letra extremamente vaga.  Frases como “[...] E pra começar chama Karol do popozão /Cola a bunda no chão vai, cola a bunda no chão vai...” e “As irmãs metralhas vem lançando um jeito novo/ Fica de pernas pro alto faz quadradinho de oito...” fazem parte da canção, mostrando o nível em que o Brasil se encontra em relação à música. Enquanto artistas formados em música não atingem o sucesso, garotas sem conhecimento nenhum em música que escreveram estrofes repetitivas sobre apologia ao erotismo e a vulgaridade feminina, são conhecidas no país inteiro.
                O mais incrível é saber que uma das meninas do “Bonde das Maravilhas” tem aproximadamente treze anos e sua imagem está exposta a todo o mundo na internet de forma nada apropriado para a sua idade. O vídeo influencia crianças a imitarem a dança e acharem que agir de forma vulgar é normal e até divertido.
                  A música em si não traz dificuldade nenhuma para seu entendimento, tendo em vista que as garotas só querem fazer as tais danças. Depois de assistir o vídeo, fica mais clara a falta de necessidade de expor uma música como tal.
                A grande pergunta que fica no ar depois do enorme sucesso é: Por quê? É visível que as integrantes do grupo não têm talento nenhum e nem conhecimento musical, mas mesmo assim, já arrecadaram muito dinheiro com aparições em programas e direitos autorais sobre sua “obra”.
                O padrão de qualidade musical no Brasil já está muito baixo, e com o “quadradinho de oito” a queda foi ainda maior.

3 comentários: