domingo, 30 de junho de 2013

Você Sabia? - Curiosidades Sobre o Inverno

Dez coisas legais de saber sobre o inverno pelo mundo

Recorde de temperatura
A menor temperatura já registrada na Terra foi de 89,2 graus Celsius negativos em uma estação de pesquisa na Antártida, em 1983. No Brasil, a temperatura mais baixa aconteceu em junho de 1996, em Urubici, Santa Catarina, quando os termômetros marcaram 17 graus Celsius negativos. Brrrr!
pinguins
Por que neva?
Quando alcança grandes altitudes, o vapor de água que forma as nuvens passa para o estado sólido, transformando-se em cristais de gelo. Se a temperatura perto do solo for baixa, esses cristais caem em forma de neve quando chove. No Brasil, isso só acontece raramente em algumas áreas da região Sul.
Treme-treme
Nosso organismo tem truques para driblar o frio. Primeiro as células da pele enviam sinais ao sistema nervoso, que faz o corpo tremer para ativar a circulação e aumentar a produção de calor. Depois, cruzamos os braços e encolhemos as pernas e as mãos para nos proteger. Para completar, os pêlos arrepiados formam uma camada de ar perto da pele que ajuda a preservar o calor.
frio casaco inverno gelo neve meleca tremor
Camadas de gelo
Quando a temperatura da água fica abaixo de zero, lagos e rios congelam. Como o gelo é mais leve fica por cima e os peixes continuam nadando lá embaixo. A água salgada só congela em temperaturas ainda mais baixas. Nos pólos, onde faz muito frio o ano todo, parte da superfície do oceano costuma ficar sempre congelada.
urso polar neve frio gelo
Moda inteligente
As roupas escuras têm maior capacidade de absorver calor. Assim, um casaco preto esquenta mais. Já as cores claras funcionam ao contrário, pois refletem o calor.
É mais frio no alto
O solo e o mar absorvem calor dos raios de sol e transmitem para o ar. Por isso, quanto mais alta uma região, mais fria ela é. É por isso que sempre há neve no alto das grandes montanhas.
sol-gelado
Vento gelado
Às vezes, a temperatura nem está tão baixa, mas a gente sente muito frio. Isso não é obra de nenhum fantasma. A culpa é do vento, que faz o corpo perder calor. Isso se chama sensação térmica. Quanto mais rápido o vento, mais gelados ficamos.
Plantas têm frio?
Não, mas em regiões de inverno rigoroso muitas delas ficam com as folhas cobertas de neve. Isso pode até ajudar a proteger alguns vegetais, pois o gelo forma uma fina camada que isola a planta do frio. Porém, o frio e as geadas também são perigosos e podem congelar a seiva, o líquido que circula pela estrutura de todos os vegetais levando nutrientes.
plantas frio neve fogueira
Estações trocadas
Enquanto sentimos frio no Brasil, quem está no hemisfério norte da Terra curte o verão. Isso acontece porque o eixo do planeta é inclinado e em certas épocas do ano um dos hemisférios recebe os raios solares mais diretamente que o outro, o que indica a chegada do verão. Assim, enquanto no sul é verão, no norte é inverno.
pólos terra sol verão inverno
Qual dos pólos é mais frio?
O Pólo Sul é o lugar mais frio da Terra e fica no continente mais gelado, a Antártida. A região é alta, com muito gelo e ventos frios. No verão, a temperatura chega a quase 35 graus negativos. No Pólo Norte, a altitude é menor e há correntes marinhas quentes. No verão, os termômetros marcam zero graus Celsius.


http://www.recreio.com.br/fique-ligado/dez-coisas-legais-de-saber-sobre-o-inverno-pelo-mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário